ƒ Onde encontrar livros em língua portuguesa em Stuttgart

Trending

Onde encontrar livros em língua portuguesa em Stuttgart

Quem me acompanha por aqui há algum tempo sabe que eu acho a Stadtbibliothek de Stuttgart uma das bibliotecas mais lindas do mundo, além de ser um dos lugares mais legais da cidade.

O que talvez muitos de vocês não saibam é que, no quinto andar da biblioteca pública de Stuttgart, existe uma seção dedicada às publicações em língua portuguesa. São 360 livros em português, dos quais 40 são de autores brasileiros. Entre eles estão clássicos como Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado, e A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro, além de outros títulos de escritores renomados como Chico Buarque, Luis Fernando Verissimo, Paulo Coelho e Jô Soares, para citar alguns.


Eu sei que não são muitos livros e que esse número poderia ser maior, mas acredito que, com a demanda, a oferta de livros brasileiros na biblioteca de Stuttgart possa aumentar. Ainda assim, é um grande afago saber que, a qualquer momento, sem barreiras, posso entrar, pegar um livro na minha língua materna, sentar e lê-lo.




Se você quiser retirar os livros para ler com calma, em casa, basta fazer a carteirinha da Stadtbibliothek. O processo é simples e rápido: leve seu Personalausweis ou passaporte com o Meldebescheinigung e pague a taxa de adesão (€20 por 12 meses ou €4 por um mês).

Com a carteirinha em mãos, todo o conteúdo da biblioteca fica disponível para você e, com isso, mais dois portais para o Brasil se abrem…


Muito mais do que livros: música e cinema brasileiro em Stuttgart

A Stadtbibliothek também tem uma seleção de CDs e DVDs do mundo todo. A coleção de música brasileira é vasta, indo de Ana Frango Elétrico a Chico César, passando por Tim Bernardes, Gilberto Gil, Seu Jorge e Marisa Monte. Já a sessão de filmes brasileiros, apesar de pequena – fica lá junto aos livros em português –, conta com algumas joias do cinema nacional, como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, Domésticas, de Fernando Meirelles, e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro.





Um pedaço do Brasil em Stuttgart

É um pedacinho, bem pequenininho, do nosso Brasil, mas saber que existe um lugar onde podemos nos reconectar com a nossa cultura e matar a saudade da nossa língua é reconfortante. Se você mora em Stuttgart ou região e ainda não visitou a Stadtbibliothek, vale a pena conhecer!

Mesmo que seja uma pequena ilha no meio do oceano, às vezes, encontrar terra firme (por menor que ela seja) faz toda a diferença.
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem