ƒ O que levar na mala para um safári na África

Trending

O que levar na mala para um safári na África

O safári que fizemos no começo de outubro, no norte da Tanzânia, foi uma das experiências mais incríveis que já vivi, em termos de viagem, claro. Antes de viajar, no entanto, me dediquei a ler o máximo de informações possível, afim de esclarecer todas as dúvidas e seguir a viagem com segurança, deixando apenas espaço para a surpresa e a magia do momento. É claro, que teve perrengue, é claro que, por mais bem preparada, algumas coisas não saíram como o imaginado, mas sinto que a mala que levei para o safári foi bem feita e não fiquei na mão nesse quesito. Por isso, a ideia desse texto é te ajudar a planejar sua bagagem de forma prática e inteligente, com tudo o que você pode precisar para garantir que você explore os vastos parques e reservas naturais do continente africano tranquilamente. 


Todas as dicas para você fazer uma mala inteligente para um safári na África


Roupas confortáveis e de cores neutras 

Mais do que qual peça levar, é importante se ater às cores: opte por roupas de cores neutras. Durante o safári, é melhor evitar roupas de cores muito chamativas (como vermelho ou amarelo) e optar por tons como bege, caqui, verde e marrom. Essas cores ajudam a se misturar melhor com a paisagem. Evite a cor preta, já que ela pode ser chamariz para mosquitos e insetos, como a mosca tsé-tsé. Eu vi gente vestida de todo jeito, mas eu, Raphaella, preferi me proteger melhor e, apesar de ter levado short, não usei uma única vez. Passei os 6 dias de calça, sapatos de trilha, fechados, mas bem confortáveis. Na parte de cima, sobreposição de camisetas, camisas de botão, levinhas, de manga curta ou comprida. Ainda tinha um casaquinho, tipo moletom, para as manhãs, que costumam ser frias.  Para essa viagem eu comprei algumas peças e acessórios nas lojas Timberland e Decathlon. 


Óculos com cordinha pra não perder nada na correria que é um safári

Acessórios

Para proteger do sol que, com o carro aberto, pode ser intenso, chapéu daqueles de camping/pesca e óculos escuros foram indispensáveis durante o meu safári na Tanzânia. Mas o que realmente fez a diferença foi ter cordinhas nesses acessórios. Assim, mesmo quando não estava usando-os, eles permaneciam seguros e sempre à mão.

Camisa levinha Timberland e chapéu bem preso à cabeça
 

Repelente

Para essa viagem, como tivemos uma consulta com nossa médica de família para falar das vacinas, ela aproveitou a ocasião para nos apresentar o repelente No Bite – não é publi, mas poderia :D – uma marca de repelente sobre a qual a gente nunca tinha ouvido falar. Ficamos surpresos que havia um produto específico para roupas e outro para a pele. Não pensamos duas vezes e compramos para levar na viagem. Usamos conforme a instrução, borrifamos nas nossas peças de roupa antes de vesti-las. A promessa é que 200ml são suficientes para 9 peças de roupa e elas ficam protegidas por até 1 mês – se lavar é preciso repor. A combinação do No bite de pele (7 horas de proteção) e o de roupa, para mim, que sou alérgica a insetos, foi excelente. 

Excelente dupla de repelentes para viagens de aventura no meio do mato

Não levei uma picada sequer enquanto usava repelente. Pesquisando, descobri que no Brasil tem repelente próprio para roupas, acho que vale investir nesse produto. Não sei se tem essa marca no Brasil, mas quem tá aqui na Europa, pode apostar nesse combo. Aproveito para dizer que, segundo o site da No Bite, o repelente é adequado para pessoas a partir dos 2 anos de idade, inclusive, grávidas. 


Roupas leves, óculos escuros, proteção para o pescoço e cordinhas nos acessórios

Outros itens indispensáveis para levar durante um safári pela África

Itens de higiene básica: lenços umedecidos, álcool em gel, lenços de papel. Os trajetos são longos e por vezes em estradas de terra, eventualmente, você pode querer limpar um pouco a poeira do rosto e das mãos. Também é bom ter esses itens na mochila, caso os banheiros das paradas não estejam equipados adequadamente.

Lanterna: de mão ou de cabeça, não importa, o interessante é ter uma lanterna à mão. As hospedagens podem ser escuras e pode faltar luz.

Power bank/Bateria extra: para manter os seus dispositivos eletrônicos sempre carregados. Alguns jipes têm porta usb, mas no nosso não estava funcionando, então a gente usava nossa power bank.

Binóculos: Nós compramos um binóculo pequeno, mas bom, porque não sabíamos se teria disponível no jipe. Até tinha, tava meio capenga, então o zoom da minha câmera (400mm) e o nosso binóculo foram suficientes para avistar os animais mais distantes do safári.

O zoom da câmera serviu várias vezes como binóculo para avistar os bichos durante o safári
 

Roupa de banho: alguns lodges e hotéis têm piscina e, dependendo do estilo do seu safári, você tem tempo de aproveitá-las. 


E, por fim, os itens básicos de qualquer mala para qualquer viagem: protetor solar, itens de higiene pessoal, medicamentos de uso contínuo, farmacinha e primeiros socorros, cópias de documentos (também tenha versões digitais), máscara de dormir, almofada de pescoço, protetor auricular, mochila pequena para ter tudo isso sempre à mão.


Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem