Durante a viagem de motorhome que fizemos pelo sul do Alemanha no ano passado demos preferência para visitação apenas de lugares ao ar livre, foi aí que começamos a descobrir que o país tem muita natureza preservada a ser explorada e contemplada. Fizemos um roteiro com várias cachoeiras, trilhas e lagos pelo caminho – alguns desses lagos, inclusive, já mostrei aqui em outro texto. Agora é a vez de compartilhar as cachoeiras que vocês podem visitar numa viagem de carro, motorhome e, algumas delas, até mesmo de trem no sul da Alemanha.
![]() |
Triberger Wasserfälle cartão postal da Floresta Negra - Foto: Pixabay |
Triberger Wasserfälle (Estação Triberg fica a 2,3km) – Famosa pelos relógios cuco, a cidade de Triberg, no coração da Schwarzwald, guarda uma das maiores quedas d’água da Alemanha. A Triberger Wasserfälle tem 163 metros de altura e se encontra dentro de um parque fechado onde é preciso pagar (8 euros adulto) para entrar e percorrer as trilhas. São 3 possibilidades de caminhadas que vão de 45 a 90 minutos de duração por caminhos bem sinalizados e estruturados. Há diferença de altitude no percurso e a caminhada pode ser um pouco desgastante para quem não é muito ativo, de qualquer forma, no seu ritmo, levando água e calçando sapatos confortáveis, é possível apreciar essa paisagem exuberante da Floresta Negra.
Nós estacionamos no Parkplatz Scheffelplatz (pago na máquina), que fica no alto da trilha. Mas quem vai visitar a cidade de Triberg de trem pode começar o passeio até as Cascatas de Triberg pela entrada principal do parque e, como a cidade é um grande destino turístico, há muitas outras opções de passeios pela região.
Scheidegger Wasserfälle – Esse conjunto de três quedas d’água fica na belíssima região do Allgäu, paisagem alpina que se espalha pelos estados de Baden-Württemberg e Bayern além de se estender até parte da Áustria. Com muito verde e montanhas, além de uma cultura particular, a região atrai muitos turistas domésticos e internacionais e as Cachoeiras de Scheidegg são, sem dúvida, um desses atrativos do Allgäu. Elas não são grandiosas como as de Triberg, mas ainda assim enchem a vista.
O valor para a visitação é mais amigável (4,50 euros adulto) e as trilhas também são mais fáceis por lá, além de nos deixarem ainda mais perto da água. Um dos trajetos passa por trás de uma das cachoeiras, é uma delícia para os dias quentes de verão. O percurso segue ao longo de um riacho e plataformas de observação proporcionam uma vista das cachoeiras de vários ângulos. Além das trilhas, esse parque tem infraestrutura e atrativos para crianças.
Uracher Wasserfall (Estação Bad Urach Wasserfall fica a 2,2km) – A cerca de 50km de Stuttgart a Cachoeira Urach impressiona mais pelo conjunto todo, a natureza ao seu redor, do que pela queda d’água de 37 metros em si. O percurso do estacionamento (5 euros o dia) até a subida da trilha que leva ao topo da Uracher Wassefall é lindo, ladeado pelo riacho Brühlbach, de águas claras e muita vegetação, uma excelente escapada para os dias atuais. Nós fizemos uma trilha de dificuldade moderada de cerca de 14km de extensão, cujo caminho contempla mais uma cachoeira menor, a Gütersteiner Wasserfälle.
Vá com calçados apropriados, coloque lanches e água na mochila e prepare-se para encher a vista. A subida até o alto da Runder Berg pode ser desgastante mas o visual da região visto de cima, com as ruínas do Castelo Hohenurach ao longe, é recompensador. Ah, a visitação aqui é gratuita.
Kuhfluchtwasserfälle (Estação de trem Farchant 1,8km) – Fecho a nossa seleção de cachoeiras no sul da Alemanha com mais uma de visitação gratuita, agora na Bavária, nos arredores de Garmisch-Partenkirchen, mais precisamente em Farchant, estão as Cachoeiras Kuhflucht, três quedas d’água que, juntas, somam 270 metros de altura. A trilha até a cachoeira propriamente dita é uma delícia, no início há o Walderlebnispfad, um caminho com vários atrativos que permitem o visitante (de todas as idades) aguçar os sentidos.
Em seguida já nos deparamos com o riacho e o barulho das águas que nos acompanham a todo tempo de subida até o meio da montanha. Nós paramos a caminhada na base da cachoeira mais alta, mas os mais dispostos e, sem problema com altura, podem seguir subindo a escadaria íngreme para ver tudo do alto, inclusive a Zugspitze, montanha mais alta da Alemanha, assim como os Alpes alemães, entram em cena nesse cartão postal. Deixamos o motorhome no Parkplatz Warmfreibad Farchant, que é gratuito e passamos cerca de 3 horas explorando a região.
Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança
Alugue o carro da sua viagem online
Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis
Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Tags:
alemanha
ao ar livre
baden-württemberg
bayern
cachoeira
viagem de natureza
viajando na alemanha