Um dos primeiros passeios ao ar livre que fizemos quando os números da pandemia aqui na Alemanha voltaram a baixar, em junho de 2020, foi para conhecer a Blautopf, que fica na pitoresca e pequena Blaubeuren, no estado de Baden-Württemberg. A 20km de Ulm e a cerca de 80km de Stuttgart, a Balutopf é uma nascente de cerca de 40 metros de diâmetro de águas hipnotizantes meio azuis meio verdes, que brilham de acordo com a intensidade da luz, criando um cenário natural encantador e mágico, eu diria.
Um pouco de história e curiosidades sobre a Blautopf
A cor azul de suas águas é resultado de um efeito físico de dispersão de luz nas partículas de calcário presentes ali em grande quantidade. Devido ao pequeno tamanho dessas partículas, a luz azul é espalhada resultando assim em um azul turquesa cintilante sem igual.
Em tempos pré-históricos, uma cachoeira foi soterrada depois de vários eventos de deslizamentos de terra e a água dessa cachoeira “escavou” cerca de 160 quilômetros quadrados criando um sistema de cavernas ligado à nascente, que só pode ser explorado por experts. Até a década de 80 era possível fazer mergulho nas águas azuis da Blautopf, mas hoje em dia a prática só é permitida através de licenças especiais que são concedidas exclusivamente para mergulhadores pesquisadores.
Há quem pense que essa nascente é um lago, mas dela jorram cerce de 2.300 litros de água por segundo. O rio Blau nasce ali e deságua no Danúbio, em Ulm, depois de 22 quilômetros de viagem.
Visitando a Blautopf
O passeio ao redor da nascente é gratuito, o caminho é como uma pequena trilha fácil cuja travessia não dura mais do que 10 minutos. Certamente durará mais porque você VAI querer parar para tirar fotos a cada passo. Depois de embasbacado com a beleza da Blautopf, você pode ainda percorrer as ruazinhas do centro histórico da medieval Blaubeuren. Para comer, há várias opções de padarias, restaurantes, sorveterias e cafés, um deles, inclusive, às margens da própria Blautopf.
De abril a outubro uma espécie de trenzinho, o Blautopfbähnle, oferece um passeio panorâmico que dura 75 minutos pela região (€8,50 adulto/€4,50 criança) e sobe até um ponto alto de onde se avista toda a Altsadt de cima. Para dormir, não são muitas opções, mas Blaubeuren conta com hotéis, pousadas e apartamentos de temporada.
Estacionamento na Blautopf
Nós estacionamos no Parkplatz do centro, que fica junto ao mosteiro, na Altstadt. Os estacionamentos em Blaubeuren são gratuitos, mas é preciso prestar atenção porque os do centro histórico podem ter limitação de tempo, entre 30 minutos e 2 horas. É preciso, portanto, ter o Parkscheibe no painel do carro mostrando a hora de chegada, caso contrário, você será multado. Ah, e sábado é considerado Werktag. Não me pergunte como descobrimos isso hahahah… O estacionamento que fica no Dodelweg, por exemplo, não tem limitação de tempo.
Em tempos de pandemia é bom checar todas as informações oficiais antes de sair de casa:
Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança
Alugue o carro da sua viagem online
Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis
Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Tags:
alemanha
ao ar livre
baden-württemberg
Blaubeuren
Blautopf
viagem de natureza
viajando na alemanha