Ao sair do Jardín Japonés caminhamos (alô dia mundial sem carro) pela longa avenida Figueroa Alcorta tendo como destino a Floralis Generica (próximo post), mas no meio do caminho nos deparamos com o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, o Malba. Com uma arquitetura diferente o prédio imponente logo se destaca na vizinhança. Dois grandes banners chamavam a atenção para duas exposições que rolavam lá dentro: Arte Latinoamericano siglo XX | Geometría en el siglo XX en la Daimler Art Collection. Não pensamos duas vezes e corremos para comprar nossas entradas. Logo no início você se depara com a giftshop absurda do museu, livros, canecas, agendas, toyart e câmeras lomo me causaram logo uma vertigem, mas, ao ver o preços das lomos meus pés voltaram a tocar o solo e fui ver as exposições!
A da Daimler é uma das coleções corporativas mais antigas e famosas da Europa. Foi fundada em 1977 e, a princípio, reunia artistas do sul da Alemanha. Hoje, ela conta com 1.800 obras de 600 artistas do mundo inteiro. Exposição sensacional com várias peças do Andy Warhol.
![]() |
Andy Warhol para Mercedes Benz |
![]() |
Andy Warhol para Mercedes Benz |
![]() |
Andy Warhol para Mercedes Benz |
Mas o que chamou a minha atenção mesmo foi a exposição permanente do Malba a "Arte Latinoamericano siglo XX". Gente, que acervo incrível! Pra quem é fã de arte mesmo sem ser um grande conhecedor é para ficar emocionado só de estar diante de obras do peso das que compõem essa exposição. Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Botero, Di Cavalcanti, Diego Rivera, Rafael Barradas e mais um monte de gênios! Foi uma grata surpresa encontrar esse museu no meio da nossa caminhada. Até comentei com o marido que se estivéssemos num táxi ou ônibus passaríamos batido por ele. Pura sorte!
![]() |
Abaporu - Tarsila do Amaral |
![]() |
Pareja 1923 - Alejandro Xul Solar |
![]() |
Autorretrato con chango y loro - Frida Kahlo |
Ao sair do museu passei mais uma vez na lojinha, mas dessa vez virei para o lado esquerdo e descobri uma escada com a indicação "librería". Desci correndo, pois minhas experiências anteriores em livrarias de museus são as melhores possíveis. Bingo! Livraria pequena, aconchegante e convidativa. Vários títulos interessantes, mas os preços de alguns se comparam com os preços brasileiros. Por fim, achei esse pequeno livro das obras de Frida Kahlo por 59 pesos (+- R$30,00). Um achado mesmo. Arrematei com fé! Ainda vem numa sacolinha linda em tecido tnt.
Mimo total, né? Recomendo muito a ida ao Malba Museo. Voltarei lá sem dúvida alguma!
Onde? Av. Figueroa Alcorta, 3415. Buenos Aires
Quando? Todos os dias, menos terças. Das 12h às 20h.
Quanto? $20 (+- R$10,00)
imagens: divulgação
O Malba não cobra ingresso às quartas-feiras.
ResponderExcluirOlá Hane, obrigada pela dica! Volte sempre :)
ResponderExcluirAmei aquela cidade. Fiquei 08 dias e ainda faltaram alguns itens da lista.
ResponderExcluirUma coisa que me encantou foi a quantidade a a beleza das esculturas. imperdível uma visita "demorada" a fonte das Nereidas. Escult.Lola Mora. Impressionante.
Cidade linda, não é dona Eneyde? Tenho muita vontade de passar uma temporada lá, um mês reforçando meu espanhol, comendo bem, passeando e escrevendo muito.
ExcluirAi, ai... sonhar não custa nada, ainda bem :)